É melhor ser livre, mesmo tendo de assumir riscos, ou é melhor desistir da liberdade de ter conforto e segurança?
Há situações onde vale a pena trocar a liberdade pela segurança ou a segurança para a liberdade?
É possível conciliar (combinar satisfatoriamente) esses dois desejos humanos: ser livre e com segurança? Como?
Use textos para debate e conhecimento de pontos de vista sobre a decisão de ser livre ou não. Ex: Fábulas: o focinho, o homem e o lobo.
* A atividade proposta é oferecer ao aluno a oportunidade de exercitar a capacidade de argumento escrito.
Sugestões:
Que ideias e opiniões você tem sobre liberdade?
Se você fosse uma pessoa totalmente livre de qualquer compromisso e responsabilidade e, portanto, poderia fazer o que quisesse, o que você faria?
Escreva uma lista de pelo menos cinco coisas que você faz para aproveitar essa liberdade completa.
Em seguida, altere sua lista com um colega e analise o que ele gostaria de fazer.
Para cada item na lista, você deve escrever um pequeno texto, tentando convencê-lo com argumentos, fatos, exemplos, etc., que ele não seria capaz de cumprir.
Ele deve fazer o mesmo com os itens da sua lista.
Depois que você passar o trabalho a limpo, apresente aos colegas para que eles possam tornar-se cientes de seus pensamentos e opiniões sobre liberdade.
0 comentários:
Postar um comentário