sábado, 5 de abril de 2014

, ,

Pronomes

PRONOME

Ele viajou para Portugal.
 Meus carros são velozes.
 Vossa Excelência acertou na decisão.
 As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes.
 PRONOME » é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, indicando a pessoa do discurso.
 Exemplo:
 Ricardo ainda não chegou. Ele está na casa de Rita.
 Na frase acima o pronome ele substitui Ricardo.
 Existem três pessoas gramaticais ou pessoas do discurso:
 1ª pessoa: a pessoa que fala;
2ª pessoa: a pessoa com quem se fala;
3ª pessoa: a pessoa de quem se fala.
 Exemplos:
 Eu passei no vestibular.
1ª pessoa
 Tu és um grande homem.
2ª pessoa
 Eles conseguiram erguer a estátua.
3ª pessoa
 CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES

Há seis tipos de pronomes:
 Pessoais;
- pessoais do caso reto;
- pessoais do caso oblíquo.
Possessivos;
Demonstrativos;
Indefinidos;
Interrogativos;
Relativos.
 PRONOMES PESSOAIS
 Os pronomes pessoais substituem os nomes e indicam as pessoas do discurso. Os pronomes pessoais dividem-se em: retos e oblíquos.
 PRONOMES PESSOAIS RETOS E OBLÍQUOS
 PESSOAS DO DISCURSO
RETOS
OBLÍQUOS
1ª pessoa singular
Eu
Me, mim, comigo.
2ª pessoa do singular
Tu
Te, ti, contigo.
3ª pessoa do singular
Ele/ela
O, a, lhe, se, si, consigo.
1ª pessoa do plural
Nós
Nos, conosco.
2ª pessoa do plural
Vós
Vos, convosco.
3ª pessoa do plural
Eles/elas
Os, as, lhes, se, si, consigo.

Classificamos os pronomes em retos ou oblíquos de acordo com a função que exercem na oração.
 Os pronomes do caso reto funcionam como sujeito da oração; já os pronomes oblíquos funcionam como complemento e se dividem em: átonos e tônicos. Os pronomes tônicos são precedidos de preposição, enquanto os átonos não.
 Exemplos:
 Eles acordaram cedo para viajar.
Pronome pessoal do caso reto
 Os professores nos orientaram corretamente.
                 Oblíquo átono
 Ele deu um excelente livro a mim.
                                      Oblíquo tônico.

FORMAS PRONOMINAIS

Os pronomes o, a, os, as quando associados a verbos terminados em R, S ou Z, assumem as seguintes formas: LO, LAS, LOS, LAS.
 Anotar + o – anotá-lo
 Anotamos + a – anotamo-las
 Fez + a – fê-las
 Quando associados a verbos terminados em som nasal, adquirem as seguintes formas: NO, NA, NOS, NAS.
 Exemplos:
 Enviaram + o – enviaram-no
 Levaram + a – levaram-na
 Dão + os – dão-nos
 Os pronomes nos, vos e se são os pronomes oblíquos reflexivos, pois se referem ao sujeito da oração.
Exemplo:
As meninas feriram-se com a tesoura.
PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO
Os pronomes de tratamento são usados no trato cerimonioso ou informal. A seguir os pronomes mais utilizados:
PRONOME
ABREVIATURA
USADO PARA
Você
V.
Tratamento familiar
Senhor (a)
Sr. Sra.
No tratamento respeitoso às pessoas que se mantém um certo distanciamento.
Vossa Senhoria
V.S.ª
Pessoas de cerimônia, principalmente em correspondências comerciais.
Vossa Excelência
V.Ex.ª
Altas autoridades: presidentes da República, senadores, deputados.
Vossa Eminência
V.Em.ª
Cardeais
Vossa Alteza
V.A.
Príncipes e duques
Vossa Santidade
V.S
O Papa
Vossa Majestade
V.M.
Reis e rainhas

Esses pronomes são da 2ª pessoa, mas concordam com o verbo na 3ª pessoa.
Exemplo:
Vossa Alteza pode responder às questões.
Referindo-se à 3ª pessoa o pronome é precedido do possessivo SUA.
Exemplo:
Sua Alteza viaja hoje para Portugal.
PRONOMES POSSESSIVOS
São aqueles que se referem às pessoas gramaticais e dão a idéia de posse.
Exemplo:
Não durma na minha cama.
A sua televisão quebrou novamente.
Os pronomes possessivos concordam:
Em pessoa com o possuidor: eu peguei o meu caderno.
Em gênero e número com a coisa possuída: você já pegou o seu caderno?
PESSOA DO DISCURSO
PRONOME POSSESSIVO
1ª pessoa singular
Meu, minha, meus, minhas.
2ª pessoa singular
Teu, tua, teus, tuas.
3ª pessoa singular
Seu, sua, seus, suas.
1ª pessoa plural
Nosso, nossa, nossos, nossas.
2ª pessoa plural
Vosso, vossa, vossos, vossas.
3ª pessoa plural
Seu, sua, suas, suas.

Os pronomes possessivos, em certas ocasiões, podem ser substituídos por pronomes oblíquos equivalentes:
Minha(s) » me
Tua(s) » te
Sua(s) » lhe(s)
Exemplo:
O sangue manchou-me a calça. (O sangue manchou a minha calça.)
PRONOMES DEMONSTRATIVOS
São aqueles que indicam o lugar, a posição que um ser ocupa em relação às pessoas do discurso.
Posição no espaço:
Esta caneta é minha. Esta indica que a caneta está próxima da pessoa que fala.
Esse carro não é o teu? Esse indica que o carro está próximo da pessoa que ouve.
Aquele livro não pode ficar lá na mesa. Aquele indica que o livro está distante da pessoa que fala e da pessoa que ouve.
Posição no tempo:
Esta semana comprei meu carro. Esta se refere à semana presente, atual.
 Esse mês batemos nossas metas. Esse se refere a um passado próximo.
 Aquele mês foi péssimo para o comércio. Aquele se refere a um passado mais distante.
 VARIÁVEIS
INVARIÁVEIS
Este, esta, estes, estas.
Isto
Esse, essa, esses, essas.
Isso
Aquele, aquela, aqueles, aquelas.
Aquilo
 Há outras palavras que podem aparecer como pronomes demonstrativos:
 Mesmo, mesma, mesmos, mesmas, tal, tais, próprio, próprias, próprios, próprias, o, a, os, as, semelhante, semelhantes.
 Exemplo:
 Ninguém esperava tal nota no vestibular. (tal » esta)
 As mesmas pessoas resolveram aderir à passeata.
 Ele fez justamente o que não podia. (o » aquilo)
 SÍNTESE DO TUTORIAL

Definição de pronome » é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, indicando a pessoa do discurso.
 Classificação
 Pronome pessoal : reto (eu, tu ele/ela, nós, vós, eles/elas) e oblíquo (Me, mim, comigo. Te, ti, contigo. O, a, lhe, se, si, consigo. Nos, conosco. Vos, convosco. Os, as, lhes, se, si, consigo);
 Pronomes possessivos : meu, minha, meus, minhas. Teu, tua, teus, tuas. Seu, sua, seus, suas. Nosso, nossa, nossos, nossas. Vosso, vossa, vossos, vossas.
 Pronomes demonstrativos : este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas, isto, isso, aquilo.
Exercícios sobre Pronomes Pessoais
Leia no caderno o emprego dos Pronomes Pessoais e faça o que se pede:
1) Leia as regras 1, 2, 3 e 4 que falam do emprego dos pronomes pessoais retos e oblíquos, após, reescreva as frases abaixo, corrigindo-as, se necessário.
a) Não houve condições para mim resolver os problemas.
R: Não houve condições para eu resolver os problemas.
b) Para eu, resolver estes problemas é coisa simples.
R: Para mim, resolver estes problemas é coisa simples.
c) Ninguém irá sem eu.
R: Ninguém irá sem mim.
d) Ninguém irá sem mim autorizar.
R: Ninguém irá sem eu autorizar.
e) Sem eu, ninguém fechará o negócio.
R: Sem mim, ninguém fechará o negócio.
f) Sem mim dizer que sim, ninguém fechará o negócio.
R: Sem eu dizer que sim, ninguém fechará o negócio.
g) Isto é para eu?
R: Isto é para mim?
h) Por eu, podem revelar a verdade.
R: Por mim, podem revelar a verdade.
i) Entre eu e ele não há mais nada a dizer.
R: Entre mim e ele não há mais nada a dizer.
j) Entre ela e eu não há divergências.
R: Entre ela e mim não há divergências.
k) Para eu, é difícil aceitar a proposta.
R: Para mim, é difícil aceitar a proposta.
l) Vou estar consigo amanhã.
R: Vou estar contigo amanhã.
m) Ele fez tudo para mim entrar na faculdade.
R: Ele fez tudo para eu entrar na faculdade.
n) Entre eu e meus colegas não há grandes divergências.
R:Entre mim e meus colegas não há grandes divergências.
o) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
R: Aguarde um instante. Quero falar contigo.
p) É lamentável, mas isso sempre ocorre conosco dois.
R: É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois.
q) O processo está aí para mim examinar.
R: O processo está aí para eu examinar.
r) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.
R: Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre mim e você.
2) Complete as lacunas com os pronomes se, si e consigo:
a) Feriu-___ , quando brincava com o revólver e o virou para ____
b) Ele só cuida de ____ .
c) Quando V. Sª vier, traga __________ a informação pedida.
d) Ele ____ arroga o direito de vetar tais artigos.
e) Peça para ele trazer ______________ o documento que lhe pedi.

3) Reescreva cada uma das frases seguintes, substituindo o termo destacado por um pronome pessoal oblíquo átono:
a) Trouxeram alguns pacotes ao vizinho.
R: Trouxeram-nos ao vizinho.
b) Trouxeram alguns pacotes ao vizinho.
R: Trouxeram-lhe alguns pacotes.
c) Contaram a verdade ao pobre homem.
R: Contaram-na ao pobre homem.
d) Contaram a verdade ao pobre homem.
R: Contaram-lhe a verdade.
e) Vão construir uma nova rodovia.
R: Vão construí-la.
f) Refiz o serviço.
R: Refí-lo.
g) Pões o nariz onde não deves.
R: Põe-lo onde não deves.
h) Põe o nariz onde não deves.
R: Põe-no onde não deves.
i) Vou pôr estas caixas ali no canto.
R: Vou pô-las ali no canto.
j) Quero ver meus velhos amigos.
R: Quero vê-los.
k) Leve sua reivindicação aos vereadores.
R: Leve-a aos vereadores.
l) Leve sua reivindicação ao vereadores.
R: Leve-lhes sua reivindicação.
m) Mostre seus trabalhos ao crítico especializado.
R: Mostre-os ao crítico especializado.
n) Mostre seus trabalhos ao crítico especializado.
R: Mostre-lhe seus trabalhos.
o) Indiquei o caminho certo aos turistas.
R: Indiquei-o aos turistas.
p) Indiquei o caminho certo aos turistas.
R: Indiquei-lhes o caminho certo.
q) Apresentei as provas no tribunal.
R: Apresentei-as no tribunal.
r) Paguei aos meus credores.
R: Paguei-lhes.
s) Paguei as minhas dívidas.
R: Paguei-as.
4) Reescreva as frases de acordo com o modelo:
Modelo: Trouxeram alguns livros. Eu vou lê-los.
Trouxeram alguns livros para eu ler.
a) Fizeram algumas propostas. Eu vou analisá-las.
R: Fizeram algumas propostas para eu analisar.
b) Enviaram alguns documentos. Eu vou arquivá-los.
R: Enviaram alguns documentos para eu arquivar.
c) Recomendaram alguns procedimentos. Eu vou adotá-los.
R: Recomendaram alguns procedimentos para eu adotá-los.
d) Remeteram algumas peças. Eu vou examiná-las.
R: Remeteram algumas peças para eu examinar.
e) Trouxeram várias fitas de vídeo. Eu vou vê-las.
R: Trouxeram várias fitas de vídeo para eu ver.

5) Complete as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular:
a) Este caderno é para _______ fazer minhas anotações.
b) Conversamos muito e tudo ficou resolvido. Não há mais nada pendente entre ________ e ele.
c) É difícil para _______ aceitar que nenhuma das minhas propostas foi acatada.
d) Quem trouxe isto para ________ ?
e) Não parta sem _________ .
f) Para _________ está claro quem foi o responsável pelo desvio das verbas.
g) Não faça isso sem _______ saber.

6) Leia atentamente as frases seguintes e proponha soluções para os problemas pronominais que apresentam:
a) Querida, gosto muito de si.
R: Querida, gosto muito de ti.
b) Querida, gostaria muito de sair consigo.
R: Querida, gostaria muito de sair contigo.
c) Infelizmente, não posso ir consigo ao cinema.
R: Infelizmente, não posso ir contigo ao cinema.
d) Apesar da distância que nos separa, creia que nunca me esqueço de si.
R: Apesar da distância que nos separa, creia que nunca me esqueço de ti.

7) Passe para o plural o verbo destacado em cada uma das frases seguintes. Faça todas as modificações necessárias à obtenção de uma frase bem-formada:
a) Nunca me esqueço de que ele não simpatiza comigo.
R: Nunca nos esquecemos de que eles não simpatizam conosco.
b) Não te queixaste de que ninguém se preocupava contigo?
R: Não vos queixastes de que ninguém se preocupava convosco?
c) Não me lembro de que houvesse alguém comigo naquele momento.
R: Não nos lembramos de que houvesse alguém conosco naquele momento.
d) Nunca te recordas das boas coisas que te aconteceram?
R: Nunca vos recordais das boas coisas que vos aconteceram?
e) Não me propus a cuidar melhor de mim mesmo?
R: Não nos propusemos a cuidar melhor de nós mesmos?
f) Lembro-me de que ela gostava de passear comigo.
R: Lembramo-nos de que elas gostavam de passear conosco.
g) Não te lembras de quem estava contigo naquela ocasião?
R: Não vos lembrais de quem estava convosco naquela ocasião?

8) Os pronomes pessoais são muito importantes para a retomada de dados e conceitos ao longo dos textos da língua. No parágrafo seguinte, subtraímos os pronomes pessoais (o, ele, si, se e lo): sua tarefa é completar as frases que o compõem com as formas pronominais apropriadas.
“Levado ao espelho, o brasileiro dá de cara com uma imagem pertubadora – a sua própria identidade em desordem. Certamente por força da crise que há longo tempo ___ invade por todos os lados, _____ vê desmancharem-se diante de _____ conhecidas e reconfortantes fantasias. A realidade atropela as ilusões nacionais, a começar pela matriz de todas elas, a de que Deus é brasileiro. Como um saltimbanco entre um trapézio e outro, o brasileiro parece Ter perdido a confiança na mitologia de suas gostosas qualidades, mas ainda não conseguiu _____ agarrar a uma cadeia de novas crenças, capazes de protegê-____ do abismo.” (Superinteressante)

9) Elimine os termos repetidos, substituindo-os pelos pronomes lo, la, los, las. Faça as alterações necessárias:
a) Gonçalves fazia as marionetes e mandava os filhos vender as marionetes no centro.
R: Gonçalves fazia as marionetes e mandava os filhos vendê-las no centro.
b) Charles precisa de uma nova flauta. Os amigos estão se cotizando para presentear Charles.
R: Charles precisa de uma nova flauta. Os amigos estão se cotizando para presenteá-lo.
c) Ele não vai perder os brinquedos como fez com os outros brinquedos.
R: Ele não vai perdê-los como fez com os outros brinquedos.
d) O professor acabava a explicação e ele conseguia decorar a explicação na hora.
R: O professor acabava a explicação e ele conseguia decorá-la na hora.
Share:

4 comentários: