PRONOME
Ele viajou
para Portugal.
Meus carros
são velozes.
Vossa
Excelência acertou na decisão.
As
palavras em destaque acima são chamadas de pronomes.
PRONOME
» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, indicando a pessoa do
discurso.
Exemplo:
Ricardo
ainda não chegou. Ele está na casa de Rita.
Na
frase acima o pronome ele substitui Ricardo.
Existem
três pessoas gramaticais ou pessoas do discurso:
1ª
pessoa: a pessoa que fala;
2ª pessoa:
a pessoa com quem se fala;
3ª pessoa:
a pessoa de quem se fala.
Exemplos:
Eu passei
no vestibular.
1ª pessoa
Tu és
um grande homem.
2ª pessoa
Eles conseguiram
erguer a estátua.
3ª pessoa
CLASSIFICAÇÃO
DOS PRONOMES
Há seis
tipos de pronomes:
Pessoais;
- pessoais
do caso reto;
- pessoais
do caso oblíquo.
Possessivos;
Demonstrativos;
Indefinidos;
Interrogativos;
Relativos.
PRONOMES
PESSOAIS
Os pronomes
pessoais substituem os nomes e indicam as pessoas do discurso. Os pronomes
pessoais dividem-se em: retos e oblíquos.
PRONOMES
PESSOAIS RETOS E OBLÍQUOS
PESSOAS
DO DISCURSO
|
RETOS
|
OBLÍQUOS
|
1ª pessoa
singular
|
Eu
|
Me, mim,
comigo.
|
2ª pessoa
do singular
|
Tu
|
Te, ti,
contigo.
|
3ª pessoa
do singular
|
Ele/ela
|
O, a,
lhe, se, si, consigo.
|
1ª pessoa
do plural
|
Nós
|
Nos,
conosco.
|
2ª pessoa
do plural
|
Vós
|
Vos,
convosco.
|
3ª pessoa
do plural
|
Eles/elas
|
Os, as,
lhes, se, si, consigo.
|
Classificamos
os pronomes em retos ou oblíquos de acordo com a função que
exercem na oração.
Os
pronomes do caso reto funcionam como sujeito da oração; já os pronomes oblíquos
funcionam como complemento e se dividem em: átonos e tônicos. Os pronomes
tônicos são precedidos de preposição, enquanto os átonos não.
Exemplos:
Eles acordaram
cedo para viajar.
Pronome
pessoal do caso reto
Os
professores nos orientaram corretamente.
Oblíquo
átono
Ele
deu um excelente livro a mim.
Oblíquo
tônico.
FORMAS
PRONOMINAIS
Os
pronomes o, a, os, as quando associados a verbos
terminados em R, S ou Z, assumem as seguintes formas: LO, LAS, LOS, LAS.
Anotar +
o – anotá-lo
Anotamos +
a – anotamo-las
Fez +
a – fê-las
Quando
associados a verbos terminados em som nasal, adquirem as seguintes formas: NO,
NA, NOS, NAS.
Exemplos:
Enviaram +
o – enviaram-no
Levaram +
a – levaram-na
Dão +
os – dão-nos
Os
pronomes nos, vos e se são os pronomes oblíquos reflexivos,
pois se referem ao sujeito da oração.
Exemplo:
As meninas
feriram-se com a tesoura.
PRONOMES
PESSOAIS DE TRATAMENTO
Os pronomes
de tratamento são usados no trato cerimonioso ou informal. A seguir os pronomes
mais utilizados:
PRONOME
|
ABREVIATURA
|
USADO
PARA
|
Você
|
V.
|
Tratamento
familiar
|
Senhor
(a)
|
Sr. Sra.
|
No
tratamento respeitoso às pessoas que se mantém um certo distanciamento.
|
Vossa
Senhoria
|
V.S.ª
|
Pessoas
de cerimônia, principalmente em correspondências comerciais.
|
Vossa
Excelência
|
V.Ex.ª
|
Altas
autoridades: presidentes da República, senadores, deputados.
|
Vossa
Eminência
|
V.Em.ª
|
Cardeais
|
Vossa
Alteza
|
V.A.
|
Príncipes
e duques
|
Vossa
Santidade
|
V.S
|
O Papa
|
Vossa
Majestade
|
V.M.
|
Reis e
rainhas
|
Esses
pronomes são da 2ª pessoa, mas concordam com o verbo na 3ª pessoa.
Exemplo:
Vossa
Alteza pode responder às questões.
Referindo-se
à 3ª pessoa o pronome é precedido do possessivo SUA.
Exemplo:
Sua Alteza
viaja hoje para Portugal.
PRONOMES
POSSESSIVOS
São aqueles
que se referem às pessoas gramaticais e dão a idéia de posse.
Exemplo:
Não durma
na minha cama.
A sua televisão
quebrou novamente.
Os pronomes
possessivos concordam:
Em pessoa
com o possuidor: eu peguei o meu caderno.
Em gênero e
número com a coisa possuída: você já pegou o seu caderno?
PESSOA DO
DISCURSO
|
PRONOME
POSSESSIVO
|
1ª pessoa
singular
|
Meu,
minha, meus, minhas.
|
2ª pessoa
singular
|
Teu, tua,
teus, tuas.
|
3ª pessoa
singular
|
Seu, sua,
seus, suas.
|
1ª pessoa
plural
|
Nosso,
nossa, nossos, nossas.
|
2ª pessoa
plural
|
Vosso,
vossa, vossos, vossas.
|
3ª pessoa
plural
|
Seu, sua,
suas, suas.
|
Os pronomes
possessivos, em certas ocasiões, podem ser substituídos por pronomes oblíquos
equivalentes:
Minha(s) »
me
Tua(s) » te
Sua(s) »
lhe(s)
Exemplo:
O sangue
manchou-me a calça. (O sangue manchou a minha calça.)
PRONOMES
DEMONSTRATIVOS
São aqueles
que indicam o lugar, a posição que um ser ocupa em relação às pessoas do
discurso.
Posição no
espaço:
Esta caneta
é minha. Esta indica que a caneta está próxima da pessoa que fala.
Esse carro
não é o teu? Esse indica que o carro está próximo da pessoa que ouve.
Aquele livro
não pode ficar lá na mesa. Aquele indica que o livro está distante da
pessoa que fala e da pessoa que ouve.
Posição no
tempo:
Esta semana
comprei meu carro. Esta se refere à semana presente, atual.
Esse mês
batemos nossas metas. Esse se refere a um passado próximo.
Aquele mês
foi péssimo para o comércio. Aquele se refere a um passado mais
distante.
VARIÁVEIS
|
INVARIÁVEIS
|
Este,
esta, estes, estas.
|
Isto
|
Esse,
essa, esses, essas.
|
Isso
|
Aquele,
aquela, aqueles, aquelas.
|
Aquilo
|
Há
outras palavras que podem aparecer como pronomes demonstrativos:
Mesmo,
mesma, mesmos, mesmas, tal, tais, próprio, próprias, próprios, próprias, o, a,
os, as, semelhante, semelhantes.
Exemplo:
Ninguém
esperava tal nota no vestibular. (tal » esta)
As mesmas pessoas
resolveram aderir à passeata.
Ele
fez justamente o que não podia. (o » aquilo)
SÍNTESE
DO TUTORIAL
Definição
de pronome » é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,
indicando a pessoa do discurso.
Classificação
Pronome
pessoal : reto (eu, tu ele/ela, nós, vós, eles/elas) e oblíquo (Me, mim,
comigo. Te, ti, contigo. O, a, lhe, se, si, consigo. Nos, conosco. Vos,
convosco. Os, as, lhes, se, si, consigo);
Pronomes
possessivos : meu, minha, meus, minhas. Teu, tua, teus, tuas. Seu, sua,
seus, suas. Nosso, nossa, nossos, nossas. Vosso, vossa, vossos, vossas.
Pronomes
demonstrativos : este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas,
aquele, aquela, aqueles, aquelas, isto, isso, aquilo.
Exercícios
sobre Pronomes Pessoais
Leia no caderno o emprego dos Pronomes Pessoais e faça o que se pede:
1) Leia as regras 1, 2, 3 e 4 que falam do emprego dos pronomes pessoais retos e oblíquos, após, reescreva as frases abaixo, corrigindo-as, se necessário.
a) Não houve condições para mim resolver os problemas.
R: Não houve condições para eu resolver os problemas.
b) Para eu, resolver estes problemas é coisa simples.
R: Para mim, resolver estes problemas é coisa simples.
c) Ninguém irá sem eu.
R: Ninguém irá sem mim.
d) Ninguém irá sem mim autorizar.
R: Ninguém irá sem eu autorizar.
e) Sem eu, ninguém fechará o negócio.
R: Sem mim, ninguém fechará o negócio.
f) Sem mim dizer que sim, ninguém fechará o negócio.
R: Sem eu dizer que sim, ninguém fechará o negócio.
g) Isto é para eu?
R: Isto é para mim?
h) Por eu, podem revelar a verdade.
R: Por mim, podem revelar a verdade.
i) Entre eu e ele não há mais nada a dizer.
R: Entre mim e ele não há mais nada a dizer.
j) Entre ela e eu não há divergências.
R: Entre ela e mim não há divergências.
k) Para eu, é difícil aceitar a proposta.
R: Para mim, é difícil aceitar a proposta.
l) Vou estar consigo amanhã.
R: Vou estar contigo amanhã.
m) Ele fez tudo para mim entrar na faculdade.
R: Ele fez tudo para eu entrar na faculdade.
n) Entre eu e meus colegas não há grandes divergências.
R:Entre mim e meus colegas não há grandes divergências.
o) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
R: Aguarde um instante. Quero falar contigo.
p) É lamentável, mas isso sempre ocorre conosco dois.
R: É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois.
q) O processo está aí para mim examinar.
R: O processo está aí para eu examinar.
r) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.
R: Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre mim e você.
Leia no caderno o emprego dos Pronomes Pessoais e faça o que se pede:
1) Leia as regras 1, 2, 3 e 4 que falam do emprego dos pronomes pessoais retos e oblíquos, após, reescreva as frases abaixo, corrigindo-as, se necessário.
a) Não houve condições para mim resolver os problemas.
R: Não houve condições para eu resolver os problemas.
b) Para eu, resolver estes problemas é coisa simples.
R: Para mim, resolver estes problemas é coisa simples.
c) Ninguém irá sem eu.
R: Ninguém irá sem mim.
d) Ninguém irá sem mim autorizar.
R: Ninguém irá sem eu autorizar.
e) Sem eu, ninguém fechará o negócio.
R: Sem mim, ninguém fechará o negócio.
f) Sem mim dizer que sim, ninguém fechará o negócio.
R: Sem eu dizer que sim, ninguém fechará o negócio.
g) Isto é para eu?
R: Isto é para mim?
h) Por eu, podem revelar a verdade.
R: Por mim, podem revelar a verdade.
i) Entre eu e ele não há mais nada a dizer.
R: Entre mim e ele não há mais nada a dizer.
j) Entre ela e eu não há divergências.
R: Entre ela e mim não há divergências.
k) Para eu, é difícil aceitar a proposta.
R: Para mim, é difícil aceitar a proposta.
l) Vou estar consigo amanhã.
R: Vou estar contigo amanhã.
m) Ele fez tudo para mim entrar na faculdade.
R: Ele fez tudo para eu entrar na faculdade.
n) Entre eu e meus colegas não há grandes divergências.
R:Entre mim e meus colegas não há grandes divergências.
o) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
R: Aguarde um instante. Quero falar contigo.
p) É lamentável, mas isso sempre ocorre conosco dois.
R: É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois.
q) O processo está aí para mim examinar.
R: O processo está aí para eu examinar.
r) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.
R: Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre mim e você.
2) Complete
as lacunas com os pronomes se, si e consigo:
a) Feriu-___ , quando brincava com o revólver e o virou para ____
b) Ele só cuida de ____ .
c) Quando V. Sª vier, traga __________ a informação pedida.
d) Ele ____ arroga o direito de vetar tais artigos.
e) Peça para ele trazer ______________ o documento que lhe pedi.
3) Reescreva cada uma das frases seguintes, substituindo o termo destacado por um pronome pessoal oblíquo átono:
a) Trouxeram alguns pacotes ao vizinho.
R: Trouxeram-nos ao vizinho.
b) Trouxeram alguns pacotes ao vizinho.
R: Trouxeram-lhe alguns pacotes.
c) Contaram a verdade ao pobre homem.
R: Contaram-na ao pobre homem.
d) Contaram a verdade ao pobre homem.
R: Contaram-lhe a verdade.
e) Vão construir uma nova rodovia.
R: Vão construí-la.
f) Refiz o serviço.
R: Refí-lo.
g) Pões o nariz onde não deves.
R: Põe-lo onde não deves.
h) Põe o nariz onde não deves.
R: Põe-no onde não deves.
i) Vou pôr estas caixas ali no canto.
R: Vou pô-las ali no canto.
j) Quero ver meus velhos amigos.
R: Quero vê-los.
k) Leve sua reivindicação aos vereadores.
R: Leve-a aos vereadores.
l) Leve sua reivindicação ao vereadores.
R: Leve-lhes sua reivindicação.
m) Mostre seus trabalhos ao crítico especializado.
R: Mostre-os ao crítico especializado.
n) Mostre seus trabalhos ao crítico especializado.
R: Mostre-lhe seus trabalhos.
o) Indiquei o caminho certo aos turistas.
R: Indiquei-o aos turistas.
p) Indiquei o caminho certo aos turistas.
R: Indiquei-lhes o caminho certo.
q) Apresentei as provas no tribunal.
R: Apresentei-as no tribunal.
r) Paguei aos meus credores.
R: Paguei-lhes.
s) Paguei as minhas dívidas.
R: Paguei-as.
a) Feriu-___ , quando brincava com o revólver e o virou para ____
b) Ele só cuida de ____ .
c) Quando V. Sª vier, traga __________ a informação pedida.
d) Ele ____ arroga o direito de vetar tais artigos.
e) Peça para ele trazer ______________ o documento que lhe pedi.
3) Reescreva cada uma das frases seguintes, substituindo o termo destacado por um pronome pessoal oblíquo átono:
a) Trouxeram alguns pacotes ao vizinho.
R: Trouxeram-nos ao vizinho.
b) Trouxeram alguns pacotes ao vizinho.
R: Trouxeram-lhe alguns pacotes.
c) Contaram a verdade ao pobre homem.
R: Contaram-na ao pobre homem.
d) Contaram a verdade ao pobre homem.
R: Contaram-lhe a verdade.
e) Vão construir uma nova rodovia.
R: Vão construí-la.
f) Refiz o serviço.
R: Refí-lo.
g) Pões o nariz onde não deves.
R: Põe-lo onde não deves.
h) Põe o nariz onde não deves.
R: Põe-no onde não deves.
i) Vou pôr estas caixas ali no canto.
R: Vou pô-las ali no canto.
j) Quero ver meus velhos amigos.
R: Quero vê-los.
k) Leve sua reivindicação aos vereadores.
R: Leve-a aos vereadores.
l) Leve sua reivindicação ao vereadores.
R: Leve-lhes sua reivindicação.
m) Mostre seus trabalhos ao crítico especializado.
R: Mostre-os ao crítico especializado.
n) Mostre seus trabalhos ao crítico especializado.
R: Mostre-lhe seus trabalhos.
o) Indiquei o caminho certo aos turistas.
R: Indiquei-o aos turistas.
p) Indiquei o caminho certo aos turistas.
R: Indiquei-lhes o caminho certo.
q) Apresentei as provas no tribunal.
R: Apresentei-as no tribunal.
r) Paguei aos meus credores.
R: Paguei-lhes.
s) Paguei as minhas dívidas.
R: Paguei-as.
4)
Reescreva as frases de acordo com o modelo:
Modelo: Trouxeram alguns livros. Eu vou lê-los.
Trouxeram alguns livros para eu ler.
a) Fizeram algumas propostas. Eu vou analisá-las.
R: Fizeram algumas propostas para eu analisar.
b) Enviaram alguns documentos. Eu vou arquivá-los.
R: Enviaram alguns documentos para eu arquivar.
c) Recomendaram alguns procedimentos. Eu vou adotá-los.
R: Recomendaram alguns procedimentos para eu adotá-los.
d) Remeteram algumas peças. Eu vou examiná-las.
R: Remeteram algumas peças para eu examinar.
e) Trouxeram várias fitas de vídeo. Eu vou vê-las.
R: Trouxeram várias fitas de vídeo para eu ver.
5) Complete as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular:
a) Este caderno é para _______ fazer minhas anotações.
b) Conversamos muito e tudo ficou resolvido. Não há mais nada pendente entre ________ e ele.
c) É difícil para _______ aceitar que nenhuma das minhas propostas foi acatada.
d) Quem trouxe isto para ________ ?
e) Não parta sem _________ .
f) Para _________ está claro quem foi o responsável pelo desvio das verbas.
g) Não faça isso sem _______ saber.
6) Leia atentamente as frases seguintes e proponha soluções para os problemas pronominais que apresentam:
a) Querida, gosto muito de si.
R: Querida, gosto muito de ti.
b) Querida, gostaria muito de sair consigo.
R: Querida, gostaria muito de sair contigo.
c) Infelizmente, não posso ir consigo ao cinema.
R: Infelizmente, não posso ir contigo ao cinema.
d) Apesar da distância que nos separa, creia que nunca me esqueço de si.
R: Apesar da distância que nos separa, creia que nunca me esqueço de ti.
7) Passe para o plural o verbo destacado em cada uma das frases seguintes. Faça todas as modificações necessárias à obtenção de uma frase bem-formada:
a) Nunca me esqueço de que ele não simpatiza comigo.
R: Nunca nos esquecemos de que eles não simpatizam conosco.
b) Não te queixaste de que ninguém se preocupava contigo?
R: Não vos queixastes de que ninguém se preocupava convosco?
c) Não me lembro de que houvesse alguém comigo naquele momento.
R: Não nos lembramos de que houvesse alguém conosco naquele momento.
d) Nunca te recordas das boas coisas que te aconteceram?
R: Nunca vos recordais das boas coisas que vos aconteceram?
e) Não me propus a cuidar melhor de mim mesmo?
R: Não nos propusemos a cuidar melhor de nós mesmos?
f) Lembro-me de que ela gostava de passear comigo.
R: Lembramo-nos de que elas gostavam de passear conosco.
g) Não te lembras de quem estava contigo naquela ocasião?
R: Não vos lembrais de quem estava convosco naquela ocasião?
Modelo: Trouxeram alguns livros. Eu vou lê-los.
Trouxeram alguns livros para eu ler.
a) Fizeram algumas propostas. Eu vou analisá-las.
R: Fizeram algumas propostas para eu analisar.
b) Enviaram alguns documentos. Eu vou arquivá-los.
R: Enviaram alguns documentos para eu arquivar.
c) Recomendaram alguns procedimentos. Eu vou adotá-los.
R: Recomendaram alguns procedimentos para eu adotá-los.
d) Remeteram algumas peças. Eu vou examiná-las.
R: Remeteram algumas peças para eu examinar.
e) Trouxeram várias fitas de vídeo. Eu vou vê-las.
R: Trouxeram várias fitas de vídeo para eu ver.
5) Complete as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular:
a) Este caderno é para _______ fazer minhas anotações.
b) Conversamos muito e tudo ficou resolvido. Não há mais nada pendente entre ________ e ele.
c) É difícil para _______ aceitar que nenhuma das minhas propostas foi acatada.
d) Quem trouxe isto para ________ ?
e) Não parta sem _________ .
f) Para _________ está claro quem foi o responsável pelo desvio das verbas.
g) Não faça isso sem _______ saber.
6) Leia atentamente as frases seguintes e proponha soluções para os problemas pronominais que apresentam:
a) Querida, gosto muito de si.
R: Querida, gosto muito de ti.
b) Querida, gostaria muito de sair consigo.
R: Querida, gostaria muito de sair contigo.
c) Infelizmente, não posso ir consigo ao cinema.
R: Infelizmente, não posso ir contigo ao cinema.
d) Apesar da distância que nos separa, creia que nunca me esqueço de si.
R: Apesar da distância que nos separa, creia que nunca me esqueço de ti.
7) Passe para o plural o verbo destacado em cada uma das frases seguintes. Faça todas as modificações necessárias à obtenção de uma frase bem-formada:
a) Nunca me esqueço de que ele não simpatiza comigo.
R: Nunca nos esquecemos de que eles não simpatizam conosco.
b) Não te queixaste de que ninguém se preocupava contigo?
R: Não vos queixastes de que ninguém se preocupava convosco?
c) Não me lembro de que houvesse alguém comigo naquele momento.
R: Não nos lembramos de que houvesse alguém conosco naquele momento.
d) Nunca te recordas das boas coisas que te aconteceram?
R: Nunca vos recordais das boas coisas que vos aconteceram?
e) Não me propus a cuidar melhor de mim mesmo?
R: Não nos propusemos a cuidar melhor de nós mesmos?
f) Lembro-me de que ela gostava de passear comigo.
R: Lembramo-nos de que elas gostavam de passear conosco.
g) Não te lembras de quem estava contigo naquela ocasião?
R: Não vos lembrais de quem estava convosco naquela ocasião?
8) Os
pronomes pessoais são muito importantes para a retomada de dados e conceitos ao
longo dos textos da língua. No parágrafo seguinte, subtraímos os pronomes
pessoais (o, ele, si, se e lo): sua tarefa é completar as frases que o compõem
com as formas pronominais apropriadas.
“Levado ao espelho, o brasileiro dá de cara com uma imagem pertubadora – a sua própria identidade em desordem. Certamente por força da crise que há longo tempo ___ invade por todos os lados, _____ vê desmancharem-se diante de _____ conhecidas e reconfortantes fantasias. A realidade atropela as ilusões nacionais, a começar pela matriz de todas elas, a de que Deus é brasileiro. Como um saltimbanco entre um trapézio e outro, o brasileiro parece Ter perdido a confiança na mitologia de suas gostosas qualidades, mas ainda não conseguiu _____ agarrar a uma cadeia de novas crenças, capazes de protegê-____ do abismo.” (Superinteressante)
9) Elimine os termos repetidos, substituindo-os pelos pronomes lo, la, los, las. Faça as alterações necessárias:
a) Gonçalves fazia as marionetes e mandava os filhos vender as marionetes no centro.
R: Gonçalves fazia as marionetes e mandava os filhos vendê-las no centro.
b) Charles precisa de uma nova flauta. Os amigos estão se cotizando para presentear Charles.
R: Charles precisa de uma nova flauta. Os amigos estão se cotizando para presenteá-lo.
c) Ele não vai perder os brinquedos como fez com os outros brinquedos.
R: Ele não vai perdê-los como fez com os outros brinquedos.
d) O professor acabava a explicação e ele conseguia decorar a explicação na hora.
R: O professor acabava a explicação e ele conseguia decorá-la na hora.
“Levado ao espelho, o brasileiro dá de cara com uma imagem pertubadora – a sua própria identidade em desordem. Certamente por força da crise que há longo tempo ___ invade por todos os lados, _____ vê desmancharem-se diante de _____ conhecidas e reconfortantes fantasias. A realidade atropela as ilusões nacionais, a começar pela matriz de todas elas, a de que Deus é brasileiro. Como um saltimbanco entre um trapézio e outro, o brasileiro parece Ter perdido a confiança na mitologia de suas gostosas qualidades, mas ainda não conseguiu _____ agarrar a uma cadeia de novas crenças, capazes de protegê-____ do abismo.” (Superinteressante)
9) Elimine os termos repetidos, substituindo-os pelos pronomes lo, la, los, las. Faça as alterações necessárias:
a) Gonçalves fazia as marionetes e mandava os filhos vender as marionetes no centro.
R: Gonçalves fazia as marionetes e mandava os filhos vendê-las no centro.
b) Charles precisa de uma nova flauta. Os amigos estão se cotizando para presentear Charles.
R: Charles precisa de uma nova flauta. Os amigos estão se cotizando para presenteá-lo.
c) Ele não vai perder os brinquedos como fez com os outros brinquedos.
R: Ele não vai perdê-los como fez com os outros brinquedos.
d) O professor acabava a explicação e ele conseguia decorar a explicação na hora.
R: O professor acabava a explicação e ele conseguia decorá-la na hora.
Cade a resposta da 8 ?
ResponderExcluirCadê a 5?
ResponderExcluirComo faz para ver as respostas??
ResponderExcluirCadê a 5
ResponderExcluir