domingo, 31 de julho de 2016

Atividade de Escrita Sobre Cultura Brasileira (Os Negros) - 8º Ano

Primeira parte: texto sobre o "negro"


EU SOU NEGRO (Solano Trindade)

Eu sou negro.
Meus avós foram queimados
pelo sol da África,
minha alma recebeu o batismo dos tambores,
atabaques, gonguês e agogôs.

Disseram-me que meus avós
vieram de Loanda,
como mercadoria de baixo preço,
Eles plantaram cana para você o engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu.

Então, meu avô lutou como um bravo
em terra de zumbi.

Era valente como quê!
Na capoeira ou a faca,
escreveu não leu,
o pau comido.
Não foi um pai João
humilde e manso.

Até a vovó
Ele não estava brincando,
Na guerra da Malásia,
Ela se destacou.

Na minha alma, era
samba,
o batuque,
a manobra
e o desejo de liberar...

Trabalho Individual - segunda parte

1- Pesquisar, em jornais, revistas, internet. Relate essa conversa sobre os negros: cultura, luta contra a discriminação e realizações.
2- Pesquisar filmes, novelas, seriados e  jogos que têm como tema os movimentos pretos. Faça uma lista de tudo o que encontrou, destacando inclusive os principais atores e temáticas.
3- Fazer um levantamento bibliográfico da literatura que lida com o tema preto.
4- Cite os grupos de dança, cantores ou conjuntos musicais que você gosta e que são formados por negros.
5- Selecione gravuras ou desenhos para ilustrar o que encontrou.

TRABALHO de grupo – terceira parte

1- Compare e organize as informações que obtiveram.
2- Configure um mural com ilustrações e informações coletadas.

Com o professor (A)-quarta parte

Revisão dos textos para o mural.
Avaliação da apresentação.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário