Dicas



1) Quando trabalhar produções textuais solicite aos alunos que escrevam a lápis.
2) Explique as regras no primeiro dia de aula.

3) No primeiro dia de aula, faca dinâmicas para cativar os alunos, mas seja exigente desde o primeiro dia de aula, enfatizando as regras da escola e as regras particulares que você como professor deseja trabalhar com os alunos.

4) Relembre, em outras aulas, as regras mencionadas no primeiro dia de aula, pois os alunos costumam “se esquecer” das regras combinadas.

5) Treine os alunos a se adaptarem ao seu método de trabalho, no início é bem cansativo, pois os alunos costumam testar os professores o tempo todo, pois acham que se agirem dessa forma, os professores vão voltar atrás e ceder algumas regras, neste caso, seja firme, e persista impondo suas regras.
Em alguns casos, você poderá reformular as regras de sala de aula, porque cada turma tem a sua peculiaridade, com algumas turmas não podemos abrir exceções, com outras turmas é possível oferecer alguns benefícios para aqueles alunos que se esforçam mais, ou demonstram mais maturidade, ou seja, não vão se aproveitar da flexibilidade do professor, para bagunçarem, atrapalhar a aula ou deixar de fazer as atividades.
Caso você altere algumas regras, explique isto detalhadamente para os alunos, não esqueça de falar de forma clara e audível e se certifique de que todos os alunos entenderam as novas regras.
Ao final da explanação abra espaço para alunos colocarem suas dúvidas, se as tiverem. Procure explicar as regras detalhadamente e com paciência.
É melhor gastar parte da sua aula, organizando a turma, do que passar o ano todo sem conseguir trabalhar os conteúdos, por causa da bagunça e desorganização.

6) Seja firme com os alunos, principalmente adolescentes, pois nesta fase, os alunos pelo fato de estarem crescendo, costumam querer mostrar força e enfrentar os professores. Então se mostre mais forte do que eles, enfatizando que é você quem manda na sua aula, portanto, é você professor que vai decidir e colocar as regras na sala de aula.
Muitos alunos gostam de dar opiniões e sugestões o tempo todo. Se você acatar as opiniões e sugestões de todos os alunos, a sala de aula vai ficar uma desordem, porque cada aluno tem uma opinião diferente sobre as coisas, além disto, apesar de estarem crescendo ainda são imaturos para discernirem certas coisas e ainda que fossem maduros o suficiente, quem manda na sala de aula é o professor e não os alunos. Isto não quer dizer que de vez em quando você como professor não abra espaço para sugestões.
O professor não deve ser um ditador na sala de aula, mas nos tempos em que vivemos, o professor tem que se impor muito na sala de aula, para desenvolver o respeito.
Não aceite sugestões de qualquer aluno, sinta que aluno deu a sugestão, às vezes os alunos dão sugestões somente para se beneficiarem, e muitas vezes querem passar a perna no professor, principalmente se o professor é novo numa escola, ou se ainda não conheciam o professor antes.

7) Os desafios enfrentados por um professor de área é maior nesta área, devido à rotatividade de alunos, dificilmente o professor de área fica muito tempo com uma turma só, e se ficar, o tempo que passa em sala de aula com o aluno é bem menor do que um professor de séries iniciais, que fica a semana toda com uma mesma turma, podendo desta forma, impor sua forma de trabalho.
O professor de área tem que impor o seu método, mesmo sabendo que aquela mesma turma tem vários professores, e cada professor tem o seu método de trabalho. Neste caso o professor deve fazer a turma entender que determinado método é usado em sua aula, e eles devem aceitar e entender isso.
 Aproveite para trabalhar a diversidade dentro da sala de aula (as diferenças). 

0 comentários:

Postar um comentário