sábado, 5 de abril de 2014

,

Atividades com Numerais

1)      Preencher os cheques abaixo, usando os dados solicitados:
A)     666,00

B)      754,00

C)      953,00


2)       Escrever, por extenso,  os números cardinais, abaixo:

a)      312: ________________________________________________________
b)      297: ________________________________________________________
c)       832: ________________________________________________________
d)      987: ________________________________________________________
e)      114: ________________________________________________________
f)       567: ________________________________________________________
g)      456: ________________________________________________________
h)      345: ________________________________________________________
i)        213: ________________________________________________________

3)      Escrever, por extenso,  os números ordinais, abaixo:
a)      40º: ______________________________
b)      50º: ______________________________
c)       60º: ______________________________
d)      70º: ______________________________
e)      80º: ______________________________
f)       90º: ______________________________
g)      100º: _____________________________
4)      Relacionar:
(a)    Ordinais              (b) Cardinais      (c) Fracionários                (d) Romanos
(     ) IV                 (     ) ½                   (     ) 34                 (     ) 56º
(     ) 123               (     ) XX                 (     ) 23º               (     ) ¼
(     ) III                  (     ) XI                  (     ) 1/20             (     ) 87
(     ) 99                 (     ) 197               (     ) 25º               (     ) V


5)     Leia este poema, de Fernando Paixão, e responda às questões 1 e 2.




6)     O ônibus

Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.

Desceu o segundo

no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.

Desceu o terceiro 

na casa de Raimundo 
que carrega no nome 
tanta raiva do mundo.

O quarto desceu

em frente à estátua.
Caiu-lhe sobre a cabeça 
uma espada de prata.

Desceu o último

tranquilo na calçada, 
queria sentir o vento,
passear e mais nada.

Ficou só o motorista 

nenhum passageiro.
Agora sim – ufa! – 
podia ir ao banheiro.
(Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática, 1996.)


1. O poema está organizado em partes, isto é, em estrofes.
a) Qual é o número de estrofes do poema?
__________________________________
b) Quantas pessoas haviam ao todo no ônibus? _____________________________
c) Conclua: qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus? __________________________________________________________________________________________________________________

2. O poema, desde o início, apresenta diversos numerais.
a) Quais os dois tipos de numerais que foram empregados? ___________________ e ___________________________.
b) Desses tipos, qual foi o mais utilizado?
_____________________________________
c) O ônibus faz uma viagem, e os passageiros descem em pontos diferentes. Ao empregar predominantemente esse tipo de numeral, o que o autor pretende indicar, quanto à descida de  cada passageiro? ______________________________________




7)     Você já tomou um “vampiro enganado”? Essa é uma receita que o Menino Maluquinho inventou.  Veja:

Vampiro enganado
Ingredientes
1 copo de suco de uva
1 cenoura raspada e cortada em pedaços
1 tomate maduro
1 laranja descascada e cortada em pedaços, sem semente
Modo de fazer
1 — Coloque no liquidificador a laranja e a cenoura e triture bem.
2 — Acrescente o tomate e o suco de uva.
3 — Junte dois ou três cubos de gelo e uma colher de sopa de açúcar.
4 — Desligue o aparelho e passe a bebida por um coador para retirar as fibras que tenham 
ficado. Sirva em copos altos.
(Ziraldo. O livro de receitas do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2002. p. 18.)

3. A receita é organizada em duas partes: a dos ingredientes e a do modo de fazer.
a) Que tipo de informação encontramos na primeira parte? ________________________.
b) E na segunda? ______________________________________________.

4. Na primeira parte da receita, encontramos vários algarismos. Na sua opinião, por que foram  empregados algarismos em vez de numerais? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Num dos itens do Modo de fazer, encontramos alguns numerais.
a) Identifique-os. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que você acha que o gelo e o açúcar não foram mencionados na parte Ingredientes?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Compare a palavra uma de “uma colher de sopa de açúcar” à palavra um de “um coador”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) Qual dessas palavras é numeral? Como você sabe isso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual dessas palavras é artigo indefinido? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 7. As receitas em geral são textos que apresentam muitos algarismos ou numerais. Por que você acha que isso acontece?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Share:

0 comentários:

Postar um comentário