Ponto de
partida
Essa
atividade deve ser posterior ao aprendizado das sílabas tônicas,
daclassificação dos vocábulos quanto ao número de sílabas e da classificação
daspalavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Todo esse conhecimentoservirá
para uma reflexão sobre a língua portuguesa, que leve em conta que atonicidade
é um dos fundamentos da acentuação.
Objetivo
1)
Sensibilizar os alunos para características próprias da língua portuguesa, que
são na maioria das vezes inconscientes para o falante.
2) Perceber
a ligação entre tonicidade, número de sílabas na palavra e acentuação
gráfica.
3)
Reconhecer as sílabas tônicas das palavras. Separar sílabas. Classificar as
palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Justificativa
Partindo-se
do pressuposto que os alunos já tenham a informação técnica sobre atonicidade
das palavras, sobre número de sílabas, separação silábica e acentuaçãográfica,
vamos propor uma atividade que permita vivenciar certas características
dalíngua, a partir da experiência pessoal dos alunos.
Estratégias
1) Cada grupo seleciona um artigo de jornal ou revista. Desse texto,
deve
selecionar o primeiro ou os dois primeiros parágrafos.
2) Todas as palavras que fazem parte desse(s) parágrafo(s) serão
selecionadas e classificadas.
3) Uma primeira pesquisa deverá apontar o número de palavras oxítonas
(incluindo os monossílabos tônicos), paroxítonas e proparoxítonas.
4) Em seguida, cada grupo fará a tabulação dos dados, indicando a
quantidade total de palavras, e a quantidade de palavras oxítonas, paroxítonas
e proparoxítonas.
5) Esses resultados serão comparados entre os grupos, para ver se
obedecem a algum padrão. Qual categoria engloba o maior número de palavras?
Qual categoria engloba o menor número de palavras? Isso indica um determinado
padrão da língua?
6) Uma segunda pesquisa deverá responder à seguinte questão: em cada
categoria, que
palavras são acentuadas?
Certamente, surgirão dúvidas e dificuldades durante a realização da
pesquisa, que devem ser respeitadas e dirimidas pelo coordenador ou professor.
Por exemplo,palavras que os alunos tem dificuldade em classificar poderiam ser
colocadas numa lista à parte, para serem trabalhadas em paralelo.
Atividade
O óbvio desdobramento dessa pesquisa é a dedução das regras de
acentuação. A acentuação está baseada na freqüência de ocorrências. Pode-se
verificar a correlação entre a tendência paroxítona da língua e a necessidade
de acentuação dos vocábulos que fogem a essa tendência.
O importante é deixar que os alunos formulem livremente suas hipóteses.
Aos poucos, essas hipóteses podem ser selecionadas e avaliadas pela classe.
Uma vez que os alunos tenham vivenciado essas propriedades da língua,
podem relacioná-las com as regras formais de acentuação.
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