sábado, 5 de abril de 2014

, , ,

Prova de Português 6º Ano - Prova 3



O Cego

O cego estava ali durante o dia, com sol ou chuva, frio ou vento...
Estava ali, àquela esquina, sentado num banco, só e triste, apesar do movimento da rua. Não tocava qualquer instrumento, não pedia esmola. Tinha uma caixa pendurada ao pescoço por uma correia, e quando lhe davam qualquer moeda, dizia com voz suave, quase musical:
- Seja pela luz dos seus olhos!
Mas a verdade é que pouca gente lhe dava esmola, porque passavam todos com muita pressa, e apesar de terem olhos, ou não o viam, ou tinham-se habituado à sua presença como fazendo parte da rua.
E assim, a caixa do cego chegava à noite quase vazia, e o dinheiro das esmolas já não chegava para viver.
Mas certo dia, em princípio de setembro, quando o ar começa a ficar morno, e a terra e as árvores exalam qualquer coisa de misterioso que nos obriga a respirar fundo, numa inquietação animal, paravam muitas pessoas junto do cego e davam-lhe boas esmolas. Uma mão caridosa e desconhecida colara na caixa do cego um letreiro que dizia: "Vem aí a Primavera. E todos a podem ver, menos eu".

1)   Responda, de acordo com o texto:
a) O que o cego queria dizer com a expressão “Seja pela luz dos seus olhos”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual tua opinião a respeito da explicação que o autor dá para a atitude de indiferença das pessoas que passavam pela rua?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Por que o letreiro: “vem aí a primavera. E todos a podem ver, menos eu”, mudou a atitude das pessoas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)   Relacionar cada classe gramatical em relação a cada exemplo correspondente, dando um código para cada exemplo (não repita nenhum código):

a)   Substantivo:


(P)     Próprio
(C)    Comum
(S)    Simples
(CM) Composto
(D)    Derivado
(PR)   Primitivo
(CL)   Coletivo
(A)    Abstrato
(CR) Concreto


(    ) Alcateia, bando
(    ) Pedra, ferro
(    ) Amor, amizade
(    ) Pedreiro, ferreiro
(    ) Tijolo, mesa
(    ) Flor, pássaro
(    ) Couve-flor, beija-flor
(    ) Caneta, lápis
(    ) Europa, Novo Hamburgo

b)   Advérbio:


(P)     Intensidade
(C)    Modo
(S)    Tempo
(CM) Negação
(D)    Afirmação
(PR)   Dúvida
(CL)   Lugar

(    ) Talvez, provavelmente
(    ) ali, lá, abaixo, aqui
(    ) realmente, certamente, sim
(    ) rapidamente, devagar
(    ) muito, bastante, pouco
(    ) não, jamais, tampouco
(    ) agora, hoje, amanhã


c)   Pronome:


(D)    Demonstrativo
(P)     Possessivo
(PO) Pessoal Oblíquo
(PR)   Pessoal Reto
(T)     De Tratamento
(R)    Relativo
(I)     Indefinido
(IN)   Interrogativo


(    ) quem, como
(    ) nenhum, algum
(    ) este, essa, aquilo
(    ) que, cujo, a qual
(    ) meu, dela, minha, teu
(    ) me, mim, comigo, se, si
(    ) Vossa Excelência, Meretíssimo
(    ) eu, tu, ele, nós, vós, eles

d)   Numerais:

(C)    Cardinal
(O)    Ordinal
(F)     Fracionário
(R)    Romano


(    ) ½, 2/4, 1/3
(    ) 34, 900, 25, 76
(    ) V, II, XXI, I, XI
(    ) 3º, 9º, 56º, 42º



3)   Em relação ao verbo, mencione:

a)   Tempos verbais:
 ______________, ________________, ____________________
b)   Modos Verbais:
______________, ________________, ____________________

4)   Classifique as Classes gramaticais a seguir:

a)   Pronome:
________________, _________________, _________________, ________________, _________________, _________________, ________________, _________________, _________________,
________________, _________________.

b)   Advérbio:
________________, _________________, _________________, ________________, _________________, _________________, ________________, _________________, _________________,
________________.

c)   Substantivo:
________________, _________________, _________________, ________________, _________________, _________________, ________________, _________________, _________________,
________________, _________________, _________________.

d)   Numerais:
____________________, ____________________, ____________________, ____________________.

5)   Faça como o exemplo
Verbo
Conjugação
Passar para o infinitivo
Anda
1ª conjugação
andar
Corre
2ª conjugação
Correr
Sai
3ª conjugação
Sair
Escreve


Parte


Ama


Distribui


Canta


Deve



6)   Crie frases usando os verbos estudar e jogar, passando os verbos para os modos: subjuntivo, imperativo e indicativo, conforme os exemplos:

Ana canta na escola. (Indicativo)
Se Ana cantasse na escola. (Subjuntivo)
Cantem, crianças! (Imperativo)

Estudar:
_________________________________
_________________________________
_________________________________
Jogar:
________________________________
_________________________________
_________________________________



Tem tudo a ver

A poesia
Tem tudo a ver
Com tuas dores e alegrias,
Com as cores, as formas, os cheiros,
Os sabores e a música
Do mundo

A poesia
Tem tudo a ver
Com o sorriso da criança,
O diálogo dos namorados,
As lágrimas diante da morte,
Os olhos pedindo pão.

A poesia
Tem tudo a ver
Com a plumagem,
O voo e canto do pássaro,
A veloz acrobacia dos peixes,
As cores todas do arco-íris
O ritmo dos rios e cachoeiras,
O brilho da lua, do sol e das estrelas,
A explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia
- é só abrir os olhos e ver -
Tem tudo a ver
Com tudo.


a) Do que fala o poema?
______________________________________________________________

c)   Por que o autor diz que “poesia tem tudo a ver com tudo”?
______________________________________________________________

d)   O que os poemas podem exprimir?
______________________________________________________________

e)   Esse poema tem rimas? Se tiver rimas, cite-as:
______________________________________________________________

f)    É possível compor poemas sem rima? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________

g)   Quantos versos contém o poema?
______________________________________________________________

h)   Quantas estrofes contém o poema?
______________________________________________
Boa prova!


Share:

0 comentários:

Postar um comentário