O Cego
O cego estava ali durante o dia, com sol ou chuva, frio
ou vento...
Estava ali, àquela esquina, sentado num banco, só e
triste, apesar do movimento da rua. Não tocava qualquer instrumento, não pedia
esmola. Tinha uma caixa pendurada ao pescoço por uma correia, e quando lhe
davam qualquer moeda, dizia com voz suave, quase musical:
- Seja pela luz dos seus olhos!
Mas a verdade é que pouca gente lhe dava esmola, porque
passavam todos com muita pressa, e apesar de terem olhos, ou não o viam, ou
tinham-se habituado à sua presença como fazendo parte da rua.
E assim, a caixa do cego chegava à noite quase vazia, e
o dinheiro das esmolas já não chegava para viver.
Mas certo dia, em princípio de setembro, quando o ar
começa a ficar morno, e a terra e as árvores exalam qualquer coisa de
misterioso que nos obriga a respirar fundo, numa inquietação animal, paravam
muitas pessoas junto do cego e davam-lhe boas esmolas. Uma mão caridosa e
desconhecida colara na caixa do cego um letreiro que dizia: "Vem aí a
Primavera. E todos a podem ver, menos eu".
1) Responda, de acordo com o texto:
a) O que o cego queria
dizer com a expressão “Seja pela luz dos seus olhos”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual tua opinião a
respeito da explicação que o autor dá para a atitude de indiferença das pessoas
que passavam pela rua?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Por que o letreiro:
“vem aí a primavera. E todos a podem ver, menos eu”, mudou a atitude das
pessoas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Relacionar cada classe gramatical em
relação a cada exemplo correspondente, dando um código para cada exemplo (não
repita nenhum código):
a) Substantivo:
(P)
Próprio
(C)
Comum
(S)
Simples
(CM)
Composto
(D)
Derivado
(PR)
Primitivo
(CL)
Coletivo
(A)
Abstrato
(CR)
Concreto
|
( ) Alcateia, bando
( ) Pedra, ferro
( ) Amor, amizade
( ) Pedreiro, ferreiro
( ) Tijolo, mesa
( ) Flor, pássaro
( ) Couve-flor, beija-flor
( ) Caneta, lápis
( ) Europa, Novo Hamburgo
|
b) Advérbio:
(P)
Intensidade
(C)
Modo
(S)
Tempo
(CM)
Negação
(D)
Afirmação
(PR)
Dúvida
(CL)
Lugar
|
( ) Talvez, provavelmente
( ) ali, lá, abaixo, aqui
( ) realmente, certamente, sim
( ) rapidamente, devagar
( ) muito, bastante, pouco
( ) não, jamais, tampouco
( ) agora, hoje, amanhã
|
c) Pronome:
(D)
Demonstrativo
(P)
Possessivo
(PO)
Pessoal Oblíquo
(PR)
Pessoal Reto
(T)
De Tratamento
(R)
Relativo
(I)
Indefinido
(IN)
Interrogativo
|
( ) quem, como
( ) nenhum, algum
( ) este, essa, aquilo
( ) que, cujo, a qual
( ) meu, dela, minha, teu
( ) me, mim, comigo, se, si
( ) Vossa Excelência, Meretíssimo
( ) eu, tu, ele, nós, vós, eles
|
d) Numerais:
(C)
Cardinal
(O)
Ordinal
(F)
Fracionário
(R)
Romano
|
( ) ½, 2/4, 1/3
( ) 34, 900, 25, 76
( ) V, II, XXI, I, XI
( ) 3º, 9º, 56º, 42º
|
3) Em relação ao verbo, mencione:
a) Tempos verbais:
______________, ________________,
____________________
b) Modos Verbais:
______________,
________________, ____________________
4) Classifique as Classes gramaticais a
seguir:
a) Pronome:
________________,
_________________, _________________, ________________, _________________, _________________,
________________, _________________, _________________,
________________,
_________________.
b) Advérbio:
________________,
_________________, _________________, ________________, _________________, _________________,
________________, _________________, _________________,
________________.
c) Substantivo:
________________,
_________________, _________________, ________________, _________________, _________________,
________________, _________________, _________________,
________________,
_________________, _________________.
d) Numerais:
____________________,
____________________, ____________________, ____________________.
5) Faça como o exemplo
Verbo
|
Conjugação
|
Passar para o
infinitivo
|
Anda
|
1ª conjugação
|
andar
|
Corre
|
2ª conjugação
|
Correr
|
Sai
|
3ª conjugação
|
Sair
|
Escreve
|
||
Parte
|
||
Ama
|
||
Distribui
|
||
Canta
|
||
Deve
|
6) Crie frases usando os verbos estudar e jogar, passando os verbos para os modos: subjuntivo,
imperativo e indicativo, conforme os exemplos:
Ana
canta na escola. (Indicativo)
Se
Ana cantasse na escola. (Subjuntivo)
Cantem,
crianças! (Imperativo)
Estudar:
_________________________________
_________________________________
_________________________________
|
Jogar:
________________________________
_________________________________
_________________________________
|
Tem tudo a ver
A poesia
Tem tudo a ver
Com tuas dores e alegrias,
Com as cores, as formas, os cheiros,
Os sabores e a música
Do mundo
A poesia
Tem tudo a ver
Com o sorriso da criança,
O diálogo dos namorados,
As lágrimas diante da morte,
Os olhos pedindo pão.
A poesia
Tem tudo a ver
Com a plumagem,
O voo e canto do pássaro,
A veloz acrobacia dos peixes,
As cores todas do arco-íris
O ritmo dos rios e cachoeiras,
O brilho da lua, do sol e das
estrelas,
A explosão em verde, em flores e
frutos.
A poesia
- é só abrir os olhos e ver -
Tem tudo a ver
Com tudo.
a) Do que fala o poema?
______________________________________________________________
c)
Por que o autor diz que “poesia tem
tudo a ver com tudo”?
______________________________________________________________
d)
O que os poemas podem exprimir?
______________________________________________________________
e)
Esse poema tem rimas? Se tiver rimas,
cite-as:
______________________________________________________________
f)
É possível compor poemas sem rima?
Justifique sua resposta.
______________________________________________________________
g)
Quantos versos contém o poema?
______________________________________________________________
h)
Quantas estrofes contém o poema?
______________________________________________
Boa prova!
0 comentários:
Postar um comentário