sábado, 5 de abril de 2014

, , , ,

Júri na Sala de Aula

Trabalho em grupo: Júri



Como é composto o Júri
1 Depois de definido o tema, os alunos serão divididos em dois grandes grupos
 - um a favor e outro contrário ao tema.
2 Subdivida as turmas em grupos que devem abordar temas específicos 

em função do conteúdo.
3 Peça para os grupos separarem materiais sobre o assunto e fazer trabalhos

 sobre o que leram.
4 A criação de um blog facilita a troca de informações.
5 Uma avaliação em formato de ensaio pode ser feita para que vícios de

 linguagem e equívoco de conteúdo sejam corrigidos.
6 Por último, é montado o tribunal, com jurados que devem ser imparciais.
COMO É COMPOSTO?

- O juiz é quem preside o júri e lê a sentença, mas quem decide são os sete

 jurados.
Exemplos de temas: aborto, liberação do uso de drogas, violência na sala de
 aula, Vale a pena colar para passar?  Existe a mentira necessária?

- Por que tenho que estudar se eu posso ganhar mais como um jogador de
 futebol?
- Por que tenho que me acordar cedo?
- Você poderá escolher um tema de sua preferência, no entanto, o tema deve
 permitir  opiniões contra ou a favor.
Exemplo de temas:

Escolha um tema de sua  preferência (tema livre):

Objetivo do projeto: “Desenvolver a argumentação”, a interpretação textual e produção textual.

Como desenvolver a argumentação:
1)   Exponha suas idéias de forma clara.
2)   Espere o colega expor sua opinião. Há tempo de falar e tempo de ouvir.
3)   Anote as tuas opiniões no caderno.
4)   Anote as opiniões dos colegas.
5)   Faça apontamentos, resumos, notas, colocando as palavras-chaves desenvolvidas durante o debate.
Organização do Trabalho
Primeiro Momento
a)   A turma será divida em 6 grupos. A professora estabelecerá os grupos.
b)   Cada grupo terá um tema, que pode ser escolhido pelo próprio grupo.
c)   Escolha um tema com o seu grupo.
d)   A professora escolherá 7 alunos para fazerem parte do júri – estes alunos farão o julgamento final.
e)   Cada grupo defenderá uma tese contra outro grupo que irá contra aquela tese. Ex.: É importante estudar para ser bem-sucedido na vida. Um grupo defenderá que é importante e outro grupo irá contra tal opinião.
f)    Como serão 6 grupos – serão 3 temas. Um grupo será a favor de tal tema e outro grupo será contra tal tema.

Segundo Momento
a)   Os grupos apresentarão  os trabalhos, defendendo suas opiniões.
b)   Cada grupo deverá ser tão argumentador ao ponto de convencer os jurados de sua opinião.
·         Os jurados também serão avaliados como um grupo à parte. Devem julgar da forma correta.

Terceiro momento

a)   Os grupos farão tópicos a respeito dos temas levantados.
b)   Baseado nos tópicos, cada aluno deverá criar uma redação argumentativa sobre o assunto, que poderá ser contra ou a favor do tema.
c)   As redações deverão ser entregues à professora. A entrega das redações é individual.

Quarto Momento

a)   A professora fará perguntas sobre os assuntos levantados.
b)   Os alunos deverão responder as perguntas e entregar para a professora, a entrega das perguntas é individual.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário