Plano de Estudos – Português – 6ºs anos
Leitura:
|
Escrita:
|
Gramática
|
Como desenvolver
o gosto pela leitura?
Trocas de livros
na biblioteca, realizadas quintas e terças.
Filmes sobre os
contos lidos. Ex.:
Data Show
Montagem de
cartazes com os personagens dos contos e o resumo do conto (colocar no mural
da escola).
Leitura de
contos.
Leitura de
poemas.
Leitura de
narrações.
Diferentes
gêneros literários.
|
Uma produção
textual por por trimestre (redação, dissertação, conto, crônica, descrição,
narração).
Escritura e
reescritura.
Fichas de
leituras (mensal).
Escrever email
na aula de informática (enviar para professora com cópia para colegas).
Criação de blog
da turma e individual.
Publicar no blog
relatos de passeios ou mostras.
Criar histórias
em quadrinhos.
Escrever poesias
e publicar no blog.
Montagem de
livro de histórias.
|
Ortografia
(forma correta de escritura das palavras).
Questões de
concordância.
Texto
descritivo.
Plural/singular.
Repetições na
organização textual.
Letra e fonema.
Variedades
lingüísticas: língua padrão e não padrão; as mudanças na língua e seus
diferentes sentidos.
Interpretação
textual.
Noções iniciais
sobre a comunicação.
Linguagem
denotativa e conotativa.
Adjetivo.
Derivação.
Substantivo.
Verbo.
Artigo
Numeral
Pronome
|
Vídeos
- Ilha da Imaginação. Jennifer Flackett
/ Mark Levin:
Sinopse
Nim Rusoe
(Abigail Breslin) é uma garota que vive com seu pai, Jack (Gerard Butler), em
uma ilha isolada. Nim vive feliz, divertindo-se com seus amigos animais e
usando a imaginação nos livros, em especial os do aventureiro Alex Rover
(Gerard Butler), seu herói preferido. Um dia Jack parte em uma expedição a um
atol em busca do protozoário Nim, a grande descoberta que sonha fazer, deixando
a filha sozinha na ilha. A previsão é que ele retorne dois dias depois, mas uma
inesperada onda danifica seu barco e o deixa à deriva. Neste período Jack
recebe um e-mail de Alex Rover (Jodie Foster), a autora dos livros do personagem.
Empolgada, Nim logo o responde, sem saber que seu ídolo é na verdade uma
mulher. Alex deseja informações sobre o vulcão da ilha em que Nim vive, para
usá-las na confecção de seu novo livro com o personagem. Quando descobre que
ela é apenas uma criança e está sozinha em uma ilha isolada, Alex enfrenta a
maior dúvida de sua vida: deve enfrentar a fobia que tem para sair de casa e
tentar ajudá-la?
- O encanto das fadas – Charles
Sturridge:
Baseado em relatos de facto, esta é a história de dois jovens que, de
alguma forma, têm a capacidade de tirar fotos de seres alados ...o que
certamente provoca uma grande agitação em toda a Inglaterra durante a época da
Primeira Guerra Mundial.Todos, exceto as meninas que pensam que é completamente
normal, está animado com esta prova "fotográfico", que as fadas
existem ...Até mesmo o grande Sir Arthur Conan Doyle e Harry Houdini pagar as
meninas uma visita.
- Cinderela, Branca de Neve, A
Bela adormecida, Aladim, Pinocchio
Outros vídeos e filmes páginas:
69, 127, 179,
Maio:
3/05 – terça-feira - revisão para a prova. – dinâmica:
significado dos nomes. Alunos escrevem os seus nomes em ¼ folha de ofício.
Dividem a folha em 3 partes, no centro vai o nome, no canto direito o
significado dos nomes, e no canto direito a foto do aluno. Colar no caderno. Os
alunos procuram os significados de seus nomes na internet (note da profe).
4/05 – quarta-feira - prova
5/05 – quinta-feira – prova – Uma
turma vai para a biblioteca. Outra turma vai para a sala de informática.
10/05 – terça-feira – alguma
atividade para o dia das mães – trabalho
Montagem
de flores para as mães
Trazer:
- papel crepom: rosa, branco,
vermelho, lilás; - papel crepom na cor verde; pote de Nescau. Giz de cera.
montagem de buquê de flores para
entregar para as mães. Escrever uma carta de amor para a mãe. Colocar a carta
dentro do buquê de flores.
escrever a carta numa folha de
ofício. Montar um envelope. Pintar o envelope e pintar a folha de ofício.
Apontar o giz de cera e passar na folha ou pintar com lápis de cor normal.
11/05 – quarta-feira - alguma
atividade para o dia das mães – outra turma vai para a informática.
12/05 – quinta-feira - alguma
atividade para o dia das mães – uma turma vai para a biblioteca.
- Atenção, próximo sábado, dia
14/05 é sábado letivo.
17/05 – terça-feira – filme – algum filme de conto de fadas
18/05 – quarta-feira – perguntas
sobre o filme para as turmas que viram o filme. Se sobrar tempo ir para
informática.
19/05 – quinta-feira – informática
(Power point sobre os contos de fadas). Pesquisa sobre os contos de fadas.
24/05 – terça-feira – entrega das
provas e esclarecimentos de dúvidas. Gramática: dar Xerox com exercícios sobre
ortografia. Grafia correta das palavras.
25/05 – quarta-feira – início do
II trimestre. Atividades sobre Grafia.
26/05 – quinta-feira – informática
– criação de blog
Junho:
01/06 – terça-feira – jogo sobre
substantivo, adjetivo e verbo.
02/06 – quarta-feira – exercícios
sobre substantivo, adjetivo e verbo.
03/06 – quinta-feira – atividade
de leitura sobre os contos de fadas. Na informática jogo para fixar o conteúdo:
substantivo, adjetivo e verbos.
Atenção: próximo sábado dia 5/06
é dia letivo.
08/06 – terça-feira – trabalho
que envolva a festa junina. Confecção de bandeirinhas. Fazer bandeiras de
papéis coloridos. 1º) fazer uma poesia sobre a festa junina no caderno ou criar
uma história de quadrinhos ou uma história sobre festa junina 2º) montar um
painel sobre a festa junina, com bandeirinhas e desenhos de fogueira e etc.
Xerocar bandeirinhas, fogueiras e desenhos para montar o painel junino. Colocar
poesias / textos / quadrinhos sobre a festa junina no painel.
1º dia criar a poesia, 2º e 3º dia criar a história em quadrinhos
09/06 – quarta-feira – algum
conteúdo para datas festivas “festa junina”
10/06 – quinta-feira - algum
conteúdo para datas festivas “festa junina”
15/06 – terça-feira – artigo e
numeral
16/06 – quarta-feira – exercícios
– jogo para fixar artigos e numerais
17/06 – quinta-feira – informática,
biblioteca.
22/06 – terça-feira
23/06 – quarta-feira – feriado
nacional – Corpus Christi
24/06 – quinta-feira –
continuação do feriado.
29/06 – terça-feira – matéria em
torno do meio-ambiente. – trabalho. Montagem de maquete sobre o meio ambiente. Pedir
que alunos escrevam um texto sobre como podem melhorar o meio ambiente.
Escrever algumas frases que beneficiem o meio ambiente e colar na maquete:
“plantar uma árvore” / economizar água / reciclar lixo / não desmatar / não
arrancar árvores .
30/06 – quarta-feira – semana do
meio-ambiente. Continuação da montagem da maquete.
Julho:
01/07– quinta-feira – semana do
meio-ambiente. Continuação da montagem da maquete. Olhar na informática
exemplos de benefícios para a natureza e malefícios. Mostrar Power point de
conscientização.
02/07 – sábado letivo
05/07 – terça-feira – planejamento
coletivo (manhã). Turno único tarde.
06/07 – quarta-feira - pronomes
07/07– quinta-feira – correção
dos exercícios – jogo sobre os pronomes
12/07 – terça-feira – trabalho
sobre substantivo, artigo, numeral me pronomes.
13/07 – quarta-feira - música envolvendo a fixação do conteúdo: classes gramaticais.
14/07– quinta-feira – correção
dos exercícios e esclarecimento de dúvidas.
19/07 – terça-feira – recesso
escolar
20/07 – quarta-feira– recesso
escolar
21/07– quinta-feira– recesso
escolar
26/07 – terça-feira– recesso
escolar
27/07 – quarta-feira– recesso
escolar
28/07– quinta-feira– recesso
escolar
Agosto
2/08 – terça-feira – alguma
matéria que envolva o dia dos pais. – trabalho – Escreva uma carta para o seu
pai. Montagem de cartão ou lembrança para os pais.
3/08 – quarta-feira– alguma
matéria que envolva o dia dos pais. Continuação do trabalho para os pais.
4/08 – quinta-feira– alguma
matéria que envolva o dia dos pais.
06/08 – sábado letivo – dia dos
pais
9/08 – terça-feira - flexões do substantivo
10/08 – quarta-feira – exercícios e correção dos exercícios
11/08 – quinta-feira – jogo sobre
o conteúdo
16/08 – terça-feira - música
17/08 – quarta-feira – revisão
para a prova
18/08 – quinta-feira – prova II
trimestre
20/08 – sábado letivo: 1º
conferência Municipal de Educação
23/08 – terça-feira – matéria
sobre os bons costumes – trabalho
Escrever texto no caderno sobre
os bons costumes depois criar um painel sobre os bons costumes.
24/08 – quarta-feira – matéria
sobre os bons costumes
25/08 – quinta-feira – matéria
sobre os bons costumes
30/08 – terça-feira – conselho de
classe – 2ª avaliação.
31/08 – quarta-feira – flexões
dos adjetivos exercícios e correção sobre adjetivos.
Setembro
01/09 – quinta-feira –
informática e leitura
06/09 – terça-feira – jogo sobre
o conteúdo
07/09 – quarta-feira - tipologias textuais
08/09 – quinta-feira – trabalho
com recortes de jornais e revistas sobre as tipologias textuais.
13/09 – terça-feira – diferença
entre a língua falada e escrita. Power point.
14/09 – quarta-feira – exercícios
c/ jogo sobre as tipologias textuais.
15/09 – quinta-feira – leitura
para a montagem do livro.
20/09 – terça-feira – montagem de
livro
21/09 – quarta-feira – continuação
da montagem do livro.
22/09 – quinta-feira – exposição
da montagem do livro e informática.
27/09 – terça-feira – discussão
em classe sobre o meio ambiente – pg 186
28/09 – quarta-feira – escrever
argumentos sobre defesa do meio ambiente.
29/09 – quinta-feira - matéria
Outubro
04/10 – terça-feira – exercícios
e correção dos exercícios
05/10 – quarta-feira - jogo
06/10-quinta-feira – correção dos
exercícios
11/10 – terça-feira – exercício
com anúncio. Pg 207
12/10 – quarta-feira – cont.
exercício com anúncio
13/10-quinta-feira – exercícios
com receitas. 218
18/10 – terça-feira – uso do dicionário
19/10 – quarta-feira –
20/10-quinta-feira – informática e biblioteca
25/10 – terça-feira – montagem de
quadrinhos pgs 122 e 123
26/10 – quarta-feira – matéria
nova
27/10-quinta-feira - informática e biblioteca.
Novembro
01/11- terça-feira - montar um
livro de história. 67
02/11-quarta-feira - cont.
montagem de um livro pg 67
03/11-quinta-feira – cont.
montagem do livro.
08/11- terça-feira – matéria nova
09/11-quarta-feira – exercícios
10/11-quinta-feira – informática
e biblioteca
15/11- terça-feira - exercícios
16/11-quarta-feira – correção dos
exercícios
17/11-quinta-feira – correção dos
exercícios
22/11- terça-feira - prova
23/11-quarta-feira – entrega da
prova
24/11-quinta-feira – informática
e biblioteca
29/11- terça-feira
30/11-quarta-feira
Dezembro
01/12-quinta-feira – informática
e biblioteca
06/12- terça-feira
07/12-quarta-feira
08/12-quinta-feira – informática
e biblioteca
13/12- terça-feira
14/12 - quarta-feira
15/12 - quinta-feira– informática
e biblioteca
0 comentários:
Postar um comentário