sábado, 5 de abril de 2014

,

Exemplo de Plano de Aula Português - 6º Ano

Plano de Estudos – Português – 6ºs anos

Leitura:
Escrita:
Gramática
Como desenvolver o gosto pela leitura?
Trocas de livros na biblioteca, realizadas quintas e terças.
Filmes sobre os contos lidos. Ex.:
Data Show
Montagem de cartazes com os personagens dos contos e o resumo do conto (colocar no mural da escola).
Leitura de contos.
Leitura de poemas.
Leitura de narrações.
Diferentes gêneros literários.

Uma produção textual por por trimestre (redação, dissertação, conto, crônica, descrição, narração).
Escritura e reescritura.
Fichas de leituras (mensal).
Escrever email na aula de informática (enviar para professora com cópia para colegas).
Criação de blog da turma e individual.
Publicar no blog relatos de passeios ou mostras.
Criar histórias em quadrinhos.
Escrever poesias e publicar no blog.
Montagem de livro de histórias.
Ortografia (forma correta de escritura das palavras).
Questões de concordância.
Texto descritivo.
Plural/singular.
Repetições na organização textual.
Letra e fonema.
Variedades lingüísticas: língua padrão e não padrão; as mudanças na língua e seus diferentes sentidos.
Interpretação textual.
Noções iniciais sobre a comunicação.
Linguagem denotativa e conotativa.
Adjetivo.
Derivação.
Substantivo.
Verbo.
Artigo
Numeral
Pronome

Vídeos
- Ilha da Imaginação.  Jennifer Flackett / Mark Levin:
Sinopse
Nim Rusoe (Abigail Breslin) é uma garota que vive com seu pai, Jack (Gerard Butler), em uma ilha isolada. Nim vive feliz, divertindo-se com seus amigos animais e usando a imaginação nos livros, em especial os do aventureiro Alex Rover (Gerard Butler), seu herói preferido. Um dia Jack parte em uma expedição a um atol em busca do protozoário Nim, a grande descoberta que sonha fazer, deixando a filha sozinha na ilha. A previsão é que ele retorne dois dias depois, mas uma inesperada onda danifica seu barco e o deixa à deriva. Neste período Jack recebe um e-mail de Alex Rover (Jodie Foster), a autora dos livros do personagem. Empolgada, Nim logo o responde, sem saber que seu ídolo é na verdade uma mulher. Alex deseja informações sobre o vulcão da ilha em que Nim vive, para usá-las na confecção de seu novo livro com o personagem. Quando descobre que ela é apenas uma criança e está sozinha em uma ilha isolada, Alex enfrenta a maior dúvida de sua vida: deve enfrentar a fobia que tem para sair de casa e tentar ajudá-la?
- O encanto das fadas – Charles Sturridge:

Baseado em relatos de facto, esta é a história de dois jovens que, de alguma forma, têm a capacidade de tirar fotos de seres alados ...o que certamente provoca uma grande agitação em toda a Inglaterra durante a época da Primeira Guerra Mundial.Todos, exceto as meninas que pensam que é completamente normal, está animado com esta prova "fotográfico", que as fadas existem ...Até mesmo o grande Sir Arthur Conan Doyle e Harry Houdini pagar as meninas uma visita.

- Cinderela, Branca de Neve, A Bela adormecida, Aladim, Pinocchio
Outros vídeos e filmes páginas: 69, 127, 179,


Maio:
3/05 – terça-feira  - revisão para a prova. – dinâmica: significado dos nomes. Alunos escrevem os seus nomes em ¼ folha de ofício. Dividem a folha em 3 partes, no centro vai o nome, no canto direito o significado dos nomes, e no canto direito a foto do aluno. Colar no caderno. Os alunos procuram os significados de seus nomes na internet (note da profe).
4/05 – quarta-feira - prova
5/05 – quinta-feira – prova – Uma turma vai para a biblioteca. Outra turma vai para a sala de informática.
10/05 – terça-feira – alguma atividade para o dia das mães – trabalho
Montagem de flores para as mães

Trazer:
- papel crepom: rosa, branco, vermelho, lilás; - papel crepom na cor verde; pote de Nescau.  Giz de cera.
montagem de buquê de flores para entregar para as mães. Escrever uma carta de amor para a mãe. Colocar a carta dentro do buquê de flores.
escrever a carta numa folha de ofício. Montar um envelope. Pintar o envelope e pintar a folha de ofício. Apontar o giz de cera e passar na folha ou pintar com lápis de cor normal.
11/05 – quarta-feira - alguma atividade para o dia das mães – outra turma vai para a informática.
12/05 – quinta-feira - alguma atividade para o dia das mães – uma turma vai para a biblioteca.
- Atenção, próximo sábado, dia 14/05 é sábado letivo.
17/05 – terça-feira –  filme – algum filme de conto de fadas
18/05 – quarta-feira – perguntas sobre o filme para as turmas que viram o filme. Se sobrar tempo ir para informática.
19/05 – quinta-feira – informática (Power point sobre os contos de fadas). Pesquisa sobre os contos de fadas.
24/05 – terça-feira – entrega das provas e esclarecimentos de dúvidas. Gramática: dar Xerox com exercícios sobre ortografia. Grafia correta das palavras.
25/05 – quarta-feira – início do II trimestre. Atividades sobre Grafia.
26/05 – quinta-feira – informática – criação de blog
Junho:
01/06 – terça-feira – jogo sobre substantivo, adjetivo e verbo.
02/06 – quarta-feira – exercícios sobre substantivo, adjetivo e verbo.
03/06 – quinta-feira – atividade de leitura sobre os contos de fadas. Na informática jogo para fixar o conteúdo: substantivo, adjetivo e verbos.
Atenção: próximo sábado dia 5/06 é dia letivo.
08/06 – terça-feira – trabalho que envolva a festa junina. Confecção de bandeirinhas. Fazer bandeiras de papéis coloridos. 1º) fazer uma poesia sobre a festa junina no caderno ou criar uma história de quadrinhos ou uma história sobre festa junina 2º) montar um painel sobre a festa junina, com bandeirinhas e desenhos de fogueira e etc. Xerocar bandeirinhas, fogueiras e desenhos para montar o painel junino. Colocar poesias / textos / quadrinhos sobre a festa junina no painel.
1º dia criar a poesia, 2º  e 3º dia criar a história em quadrinhos
09/06 – quarta-feira – algum conteúdo para datas festivas “festa junina”
10/06 – quinta-feira - algum conteúdo para datas festivas “festa junina”
15/06 – terça-feira – artigo e numeral
16/06 – quarta-feira – exercícios – jogo para fixar artigos e numerais
17/06 – quinta-feira – informática, biblioteca.
22/06 – terça-feira
23/06 – quarta-feira – feriado nacional – Corpus Christi
24/06 – quinta-feira – continuação do feriado.
29/06 – terça-feira – matéria em torno do meio-ambiente. – trabalho. Montagem de maquete sobre o meio ambiente. Pedir que alunos escrevam um texto sobre como podem melhorar o meio ambiente. Escrever algumas frases que beneficiem o meio ambiente e colar na maquete: “plantar uma árvore” / economizar água / reciclar lixo / não desmatar / não arrancar árvores .
30/06 – quarta-feira – semana do meio-ambiente. Continuação da montagem da maquete.
Julho:
01/07– quinta-feira – semana do meio-ambiente. Continuação da montagem da maquete. Olhar na informática exemplos de benefícios para a natureza e malefícios. Mostrar Power point de conscientização.
02/07 – sábado letivo
05/07 – terça-feira – planejamento coletivo (manhã). Turno único tarde.
06/07 – quarta-feira - pronomes
07/07– quinta-feira – correção dos exercícios – jogo sobre os pronomes
12/07 – terça-feira – trabalho sobre substantivo, artigo, numeral me pronomes.
13/07 – quarta-feira -  música envolvendo a fixação do  conteúdo: classes gramaticais.
14/07– quinta-feira – correção dos exercícios e esclarecimento de dúvidas.
19/07 – terça-feira – recesso escolar
20/07 – quarta-feira– recesso escolar
21/07– quinta-feira– recesso escolar
26/07 – terça-feira– recesso escolar
27/07 – quarta-feira– recesso escolar
28/07– quinta-feira– recesso escolar
Agosto
2/08 – terça-feira – alguma matéria que envolva o dia dos pais. – trabalho – Escreva uma carta para o seu pai. Montagem de cartão ou lembrança para os pais.
3/08 – quarta-feira– alguma matéria que envolva o dia dos pais. Continuação do trabalho para os pais.
4/08 – quinta-feira– alguma matéria que envolva o dia dos pais.
06/08 – sábado letivo – dia dos pais
9/08 – terça-feira  - flexões do substantivo
10/08 – quarta-feira –  exercícios e correção dos exercícios
11/08 – quinta-feira – jogo sobre o conteúdo
16/08 – terça-feira - música
17/08 – quarta-feira – revisão para a prova
18/08 – quinta-feira – prova II trimestre
20/08 – sábado letivo: 1º conferência Municipal de Educação
23/08 – terça-feira – matéria sobre os bons costumes – trabalho
Escrever texto no caderno sobre os bons costumes depois criar um painel sobre os bons costumes.
24/08 – quarta-feira – matéria sobre os bons costumes
25/08 – quinta-feira – matéria sobre os bons costumes
30/08 – terça-feira – conselho de classe – 2ª avaliação.
31/08 – quarta-feira – flexões dos adjetivos exercícios e correção sobre adjetivos.
Setembro
01/09 – quinta-feira – informática e leitura
06/09 – terça-feira – jogo sobre o conteúdo
07/09 – quarta-feira  - tipologias textuais
08/09 – quinta-feira – trabalho com recortes de jornais e revistas sobre as tipologias textuais.
13/09 – terça-feira – diferença entre a língua falada e escrita. Power point.
14/09 – quarta-feira – exercícios c/ jogo sobre as tipologias textuais.
15/09 – quinta-feira – leitura para a montagem do livro.
20/09 – terça-feira – montagem de livro
21/09 – quarta-feira – continuação da montagem do livro.
22/09 – quinta-feira – exposição da montagem do livro e informática.
27/09 – terça-feira – discussão em classe sobre o meio ambiente – pg 186
28/09 – quarta-feira – escrever argumentos sobre defesa do meio ambiente.
29/09 – quinta-feira - matéria
Outubro
04/10 – terça-feira – exercícios e correção dos exercícios
05/10 – quarta-feira - jogo
06/10-quinta-feira – correção dos exercícios
11/10 – terça-feira – exercício com anúncio. Pg 207
12/10 – quarta-feira – cont. exercício com anúncio
13/10-quinta-feira – exercícios com receitas. 218
18/10 – terça-feira –  uso do dicionário
19/10 – quarta-feira –
20/10-quinta-feira –  informática e biblioteca
25/10 – terça-feira – montagem de quadrinhos pgs 122 e 123
26/10 – quarta-feira – matéria nova
27/10-quinta-feira  - informática e biblioteca.
Novembro
01/11- terça-feira - montar um livro de história. 67
02/11-quarta-feira - cont. montagem de um livro pg 67
03/11-quinta-feira – cont. montagem do livro.
08/11- terça-feira – matéria nova
09/11-quarta-feira – exercícios
10/11-quinta-feira – informática e biblioteca
15/11- terça-feira - exercícios
16/11-quarta-feira – correção dos exercícios
17/11-quinta-feira – correção dos exercícios
22/11- terça-feira - prova
23/11-quarta-feira – entrega da prova
24/11-quinta-feira – informática e biblioteca
29/11- terça-feira
30/11-quarta-feira
Dezembro
01/12-quinta-feira – informática e biblioteca
06/12- terça-feira
07/12-quarta-feira
08/12-quinta-feira – informática e biblioteca
13/12- terça-feira
14/12 - quarta-feira
15/12 - quinta-feira– informática e biblioteca
Share:

0 comentários:

Postar um comentário